sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Framework

Framework : eficiente e produtivo.
Enquanto estudava Modelagem, recebia o feedback de um bate-papo sobre a real necessidade do uso de frameworks.

A questão era a seguinte:" Necessito de um framework se faço um bom código?"
Junto a questão veio um comentário : "Levo menos tempo preparando meus estilos do que me preparando para usar um framework css".

Concluímos que pessoas com mais experiência com a linguagem não sentem necessidade do uso de um framework.
Mas é indiscutível as vantagens que o mesmo pode nos oferecer. Não duvido que um bom programador munido de um bom framework não se torne um indivíduo muito mais produtivo e que a qualidade de seu serviço seja muito maior do que qualquer outro que use o mesmo framework mas possua conhecimentos básicos em programação.

Também devemos entender que o propósito do framework é nos tornar eficientes e produtivos, aumentando a qualidade do nosso serviço e nos dispondo de mais tempo para nos concentrar na abstração dos problemas e no trato das soluções.

Bom código necessita de um framework?

Analise quando realmente é necessário o uso do framework.
Existem diversos tipos de frameworks para várias linguagens..até para CSS. Analise se precisa de um.
Hoje não vivo sem o CakePHP, até para os projetos mais simples.

Meu propósito não é facilitar o aprendizado em relação a linguagem, e sim manter a estrutura do meu sistema o mais sólida possível.

A importância de conhecer a linguagem


Framework é bom mas não dispenso a linguagem em seu estado mais "puro".
A importância de saber bem com o que se trabalha é o fator que nos diferencia entre bons e ótimos profissionais.

Um comentário:

Flaviosil disse...

Iaaa me senti participativo com o blog ^^

Pena que ainda não tenho paciência para alimentar um, não agora. Quem sabe em breve?