quinta-feira, 6 de novembro de 2008

CakePhp - por onde começar

Entender o conceito de como o Cake funciona foi um pouco complicado até uns dias atrás..
Confesso que não busquei a melhor maneira para começar a aprender..
Buscando evitar o susto do "primeiro contato" perguntei a alguns amigos da faculdade como instalar, pois nem isso eu imaginava como poderia ser..
Fugindo do manual no site oficial futuquei o Google em busca de tutoriais que mostravam os primeiros passos. Graças que existe o Tulio Faria que me orientou bem com os vídeos tutoriais...

Bem, para quem nunca saiu da casca do desenvolvimento de sites com códigos entranhados em HTML e quem nunca teve contato com Orientação a Objeto (O.O.), entender o funcionamento do Cake é algo que precisa de atenção especial. Isso não significa que seja dificil, só quero dizer que você precisa entender que passará por uma readaptação.

O Cake ajuda você a organizar a sua aplicação separando cada "área" do seu sistema.
Por exemplo, dentro da pasta da sua aplicação(normalmente /app) você encontra a pasta views. Nesta pasta serão armazenados os arquivos responsáveis por mostrar as saídas de dados (uma lista de itens cadastrados no banco de dados por exemplo) ou um painel para uma ação solicitada pelo usuário (um formulário que permita a inclusão de itens no banco de dados).

Essas ações e solicitações são controladas pelos Controllers através de funções. Ele interage com os arquivos de visão enviando e recebendo informações através da URL.

Caso seu controller de Itens tenha, no código do arquivo php, uma função chamada Adicionar, esta deverá ter um view correspondente com o mesmo nome da função.

Nenhum comentário: